sexta-feira, 29 de agosto de 2014

O que é depressão

    Oie meninas,

   Quem já leu algum dos meus post sobre um pouquinho da minha vida, deve saber que eu tenho depressão; e por mais que pareça quem me conhece não diz que eu possuo essa doença, pois eu trabalho, saio com meu namorado e amigos, estudo e tudo mais. A verdade é que as pessoas tem a seguinte visão (e preconceito), de que a pessoa depressiva é aquela que vive isolada, sem vontade de fazer nada, que tem sempre o pensamento suicida; mas a verdade é que as coisas não são bem assim. Muita gente tem a doença e nem imagina que tem (como foi o meu caso); então hoje resolvi falar um pouquinho para vocês sobre o que eu pesquisei sobre essa doença, que atinge aproximadamente 19% das pessoas e muita das vezes sem ela saber.



    Mas afinal de contas, o que é depressão?

   A depressão é uma doença psiquiátrica, que produz uma alteração no humor do individuo, caracterizando uma tristeza profunda, associada a sentimentos de dor, baixa auto estima, sentimento de  falta de capacidade, de culpa, alterações no sono e no apetite.


   O que causa a depressão?

   Grande parte das pessoas que possuem depressão, é devido a alterações químicas no cérebro, principalmente com relação aos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina, e em menos proporção a dopanina), substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células.
   Fatores externos como um término de relacionamento, perda de um ente querido, perda de trabalho não são as causas para o aparecimento da doença, mas sim o estresse que as acompanha e isso faz com a doença apareça, já que as pessoas que possuem essa doença tem per disposição genética a ela.


   Quais são os sintomas?
  • Desânimo, cansaço fácil;
  • Falta de vontade e indecisão;
  • Humor depressivo, irritabilidade, ansiedade e angustia;
  • Falta de motivação e apatia;
  • Desejo de morte e tentativa de suicídio;
  • Dificuldade de concentração, raciocínio lento e esquecimento;
  • Perda ou ganho de peso facilmente;
  • Insônia;
  • Diminuição do desemprenho sexual;
  • Sentimento de medo, de insegurança, desespero, vazio e desamparo;
  • Pessimismo, ideias de culpa, auto estima baixa, sensação de que a vida não tem sentido; fracasso.
     Normalmente, a internet diz que e necessário ter no mínimo 5 sintomas, mas o recomendado mesmo e ir a um médico  e consultar o diagnostico dele.

   Como tratar?

   Os psiquiatras normalmente passam antidepressivos, mais o acompanhamento de terapia. Algo que é muito recomendado são atividades físicas, pois faz com o que o organismo produza substancias que combatam a depressão, fornecendo ao celébro as substancias necessárias.



   Ainda existe muito preconceito com essa doença, as pessoas que não conhecem, acham que pessoas que possuem isso são pessoas malucas, incapazes de realizar qualquer tipo de trabalho, de atividade; mas essa não é bem a verdade. Nunca me passou pela cabeça o fato de ter depressão. Eu descobri, porque um belo dia resolvi ir ao neurologista, pois desconfiava que tinha uma leve deficil de atenção, já que eu não consguia me concentrar e muito menos terminar as coisas que eu começava; tinha trancado minha faculdade várias vezes, tinha desistido do meu curso de inglês, pois eu me achava burra. Sempre me achei uma pessoa desinteressante e que não era capaz e merecedora de ter algo; me achava uma pessoa com sorte, mas nunca uma pessoa merecedora; ate que para a minha surpresa o médico disse que eu tinha depressão e me passou anti depressivos; tomei por algum tempo, mas a  doença é tão fod@, mas tão fod@; que eu parei de tomar e assim continuo até hoje: volto ao médico, fico por um tempo, ai desisto, depois volto novamente. Enfim, não ajam igual a mim, se vocês também possuem, viu?

   Meninas, se vocês se identificaram, procurem ajuda, vão ao médico. Não deixe que a vida de vocês passem assim, não deixem de fazer as coisas por conta da doença.. Pesquisem mais, corram atrás. Procurem ajuda de um especialista, sempre!

   Espero que eu tenha ajudado e que vocês tenham gostado do post que eu fiz.

   Fiquem todas com Deus e um ótimo final de semana!

   Beijinhos! =*

2 comentários:

  1. Poxa, acabei de descobrir que tenho depressão :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Ywdmara,

      tente procurar a opinião de um médico, isso é muito importante!

      Beijinhos! =*

      Excluir