terça-feira, 9 de agosto de 2016

Como é ter depressão

    Oie meninas!

   Como são as coisas, né? Eu possuo várias ideias sobre assuntos para comentar aqui no blog e algumas vezes para não esquecer elas, eu coloco o tema no texto da postagem e depois salvo ele como rascunho, para lembrar de vir aqui escrever depois sobre aquilo. Lembro que quando coloquei esse tema, eu estava passando por uma das minhas várias crises de depressão; mas eu não conseguia passar exatamente o que eu estava sentindo; pois eu estava tão mal, tão mal, que as palavras simplesmente não saiam. E esta quase acontecendo isso, nesse exato momento;mas tentarei dessa vez.

   Engana-se profundamente, que quem tem depressão, fica apenas deitado em uma cama, chorando ou sem fazer nada o dia inteiro. Grande parte das pessoas que possuem essa doença, levantam cedo, vão trabalhar, estudam, cuidam dos seus filhos, fazem todas as tarefas do seu dia a dia; porém, elas sentem uma sensação imensa de vazio dentro delas. Irei falar com vocês, um pouquinho do que eu, Vanessa sinto no meu dia a dia.

Foto: contioutra

   Acordo todo dia, tomo meu café, faço todas as minhas obrigações com a faculdade, com o trabalho (quando eu estava trabalhando), falo com meus amigos, minha família; mas ao mesmo tempo sinto que esta sempre a faltar algo na minha vida. Falta disposição, falta um pouco (na verdade muito) de confiança em mim própria, digamos que até um pouquinho de amor próprio (pois me acho sempre a mais burra, a mais feia, a mais desinteressante de todas!). A cabeça simplesmente não funciona as vezes, ela trava; que me impossibilita de pensar e concluir determinada atividade naquele momento ou até mesmo por alguns dias.

   Lembro que quando eu estava trabalhando e eu tinha que resolver alguma coisa importante e com urgência, era algo quase impossível de fazer; me exigia muita energia. Era uma batalha interna que se travava dentro de mim, porque ao mesmo tempo que eu queria fazer e resolver aquilo; meu coração começava a acelerar. Eu ficava inquieta, com falta de ar e a unica vontade era sair dali chorando e me isolar em um cantinho isolado qualquer em uma posição fetal para me acalmar. Mas ai, eu levantava, pegava uma água, tentava falar com alguém para distrair a mente e usava todas as minhas energias e forças para concluir uma determinada tarefa.

Foto: opsicologoonline

    Já abri mão de várias coisas por conta da doença (e muitas das vezes, sem saber que era da doença), como trancar a faculdade várias e várias vezes; ou então começar um curso e não terminar, pegar livros para ler e não chegar nem na metade. No começo, eu achava que eu devia ter algum tipo de deficit de atenção, que eu era muito burra; porque eu não conseguia nunca terminar essas coisas simples que qualquer pessoa faz no seu dia a dia. Até que um belo dia resolvi ir em um médico e fui diagnosticada com depressão. Confesso, que a principio, fiquei meio receiosa porque eu fazia tudo na minha vida; mas ai comecei a ler  sobre a doença e me enxerguei realmente naquele diagnóstico. 

  Comecei a tomar remédios, fiz algumas sessões de terapia; mas como toda cabeça dura, tem momentos que eu simplesmente abandono o tratamento, os remédios e isso não é legal; porque todos os sentimentos, todos os sintomas vem 2, 3, 4 vezes pior; ai  tenho que voltar novamente para todo o tratamento e começar do zero. Hoje eu já estou tomando a medicação direitinha e ela esta "controlada". É claro que em período de TPM eu fico extremamente emotiva, com raiva, deprimida; mas é certo que se eu não me cuidasse, os sintomas seriam muito pior. 

    Meninas, não tenham preconceito por quem tem essa doença. Ninguém tem porque quer e muitas das vezes nem é necessário ter algum motivo forte para ter a doença; pois é simplesmente do seu próprio organismo. E se você tem depressão; não deixe nunca de tomar a medicação e fazer o tratamento. Conselho de quem já parou de tomar várias vezes e várias vezes se arrependeu. =\

    Espero que tenham conseguido entender um pouquinho de como pode ser ter essa doença que é muito triste e não escolhe idade, classe social, raça, nada. E se tem alguma dúvida, ou passam por isso, é só escrever aqui nos comentários e vamos trocar experiência e informação. =D

   Beijinhos em todas! =*

Nenhum comentário:

Postar um comentário