sexta-feira, 20 de junho de 2014

E assim surgiu: a maquiagem

   Oie lindonas, como vocês estão?

   Toda mulher ama, é fascinada por maquiagem e o seu poder de realçar ainda mais a nossa beleza, não é verdade? Mas vocês sabiam que a maquiagem já foi um item proibido? Que ela era utilizada para a proteção da pele? Esse post é sobre a história da maquiagem, de como ela surgiu e como foi o seu processo para chegar até hoje.





    Foi há aproximadamente 3000 anos a.C, os egípcios descobriram o "Kohl", um produto feito de uma mistura de óleo vegetal ou gordura animal, carvão e antimônio. Eles utilizavam esse produto para evitar os efeitos do sol e espantar os insetos, além de obter proteção dos deuses Hprus e Ra. pois segundo a lenda, esses deuses protegiam os olhos de quem os pintassem. Os egípcios também usavam bases verdes nas pálpebras feitas de malaquita, chamada "Udju"; na boca usavam carmim e um pó marrom a base de argila no rosto.


   Os romanos apreciavam também a maquiagem. Eles passavam um pó branco no rosto a base de  pó de trigo ou arroz sobre uma camada de azeite de oliva ou gordura animal, nos lábios utilizavam corantes. Esses produtos vieram a ser abonados após a queda do Império Romano, pois a maquiagem foi proibida pela igreja e assim permaneceu durante toda a Idade Média.


   Foi durante o Renascimento, no século XV que a maquiagem ressurgiu e a França e a Itália vieram a ser os principais fabricantes de produtos de beleza; porém a Inglaterra colocou em desuso. Nessa época, tanto homens quanto mulheres utilizavam uma pintura branca, feita com pó de caulim, gesso ou arroz, onde cobriam a face da aristocracia para esconder todas as imperfeições da pele. Durante esse período a maquiagem era um privilégio apenas de reis e aristocratas.


   A partir do século XVIII que a maquiagem começou a se popularizar e aperfeiçoar. Em 1883, o francês Rhodopis lançou o primeiro batom a base de talco, óleo de amêndoa, essências de bergamota, limão,gordura de cervo e corante vermelho.

   A cosmetologia teve um grande avanço no século XX, com o avanço da diversidade e qualidade da maquiagem como podemos comprovar hoje em dia.
 


   Lindonas, eu adorei fazer essa pesquisa e resolvi ir escrevendo um pouquinho sobre a história de cada produto. Já estou aqui com um material enorme, agora vou ir liberando aos poucos para vocês; para que não fique algo muito cansativo de ler.

   Vocês gostaram?

   Beijinhos! =*








Nenhum comentário:

Postar um comentário