sábado, 3 de agosto de 2013

Varizes

Olá borboletinhas,

   que atire a primeira pedra a mulher que nunca entrou em desespero quando viu um vazinho mais saliente na perna; principalmente aquelas que possuem mães, tias e avós com problemas de varizes. Bem, nós que temos caso na família não temos muito para onde fugir, o que podemos é tratar para amenizar esse nosso probleminha. Mas a final de contas, o que é uma varize ? O que causa ? Todos podem ter esse problema? Como tratar?



   Varizes são vasos venosos que deixam de ser retos e ficam altos e saltados de coloração púrpuro azulada, que surgem ao longo da perna e se não tratados podem provocar muito cansaço e dores nas pernas.



   Os fatores para o aparecimento desses indesejáveis "vazinhos salientes" são os fatores genéticos, usos de anticoncepcionais, reposições hormonais, gravidez, cigarros,  ficar muito em pé ou na mesma posição durante muito tempo, obesidade, sedentarismo e até mesmo a chegada da idade, pois o colágeno da veia vai diminuindo e com isso a veia vai dilatando com mais facilidade.  




   Mas com tantas causas assim, será que existe algo que possamos fazer para prevenir um dos terrores de todas as mulheres? Sim ! Primeiramente, praticar exercícios. Exercício físico, uma boa caminhada não faz mal a ninguém, muito pelo contrário, ajuda e muito em vários fatores da nossa saúde. Pessoas que trabalham sentadas o dia todo, devem levantar pelo menos a cada duas horas. Caso não seja possível, fazer exercícios com os pés; movimentando como se estivesse pisando no acelerador de um carro. Existem também meias elásticas de compressão graduada; coloque-as na parte da manhã (ate no máximo 20 minutos depois de se levantar) e retire-as apenas no final da tarde. Essas meias irão fazer pressão entre os pés e o tornozelo, que ajuda-rá o sangue subir em direção ao coração, melhorando assim a circulação do sangue. Corte também o cigarro e converse com a ginecologista para que ela passe um anticoncepcional com menos hormônio.



   Existem casos de que a varize pode causar um sangramento abundante, nesse caso, o paciente deve deitar, elevar a perna e comprimir o local com uma toalha limpa ate o sangramento estancar. Após , lave o local com água e sabão e em seguida faça um curativo na área protegendo o local.
   Atualmente existem aplicações cirúrgicas e procedimentos a lazer para a remoção das varizes, mas nesse caso só mesmo em casos extremos e sempre sobre orientações de um angiologista. 




   Espero que tenham gostado. =)

   Beijos =*




Nenhum comentário:

Postar um comentário